Salvador foi palco de um encontro potente e emocionante neste domingo (27), com um show gratuito na Praça Maria Felipa, em frente ao Elevador Lacerda, que reuniu as cantoras Larissa Luz, Rachel Reis, Luedji Luna, Mariene de Castro e Majur.
A apresentação marcou o encerramento do Circuito Mulheres Negras em Movimento, que promoveu dez dias de atividades artísticas, culturais e econômicas em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. O evento foi realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
A noite começou com apresentações do Balé Folclórico da Bahia e da Banda Didá, preparando o público para o aguardado encontro entre as artistas baianas.
“É um projeto que eu penso há muito tempo, de falar sobre o mês das mulheres negras com foco na nossa cultura, na nossa história, na nossa ancestralidade. Estou muito feliz de poder juntar tantas mulheres negras potentes no mesmo espaço para falar desses ícones, dos símbolos que constroem a história dessa cidade”, afirmou Larissa Luz, pouco antes de abrir o show com as canções Descolonizada e Paz Terrível.
Luedji Luna foi a próxima a subir ao palco e celebrou o momento ao lado de Larissa. “Estou muito honrada de estar dividindo o palco com minhas referências, com essas cantoras que escrevem a história da música baiana e brasileira. Acho que Salvador tem muito o que se orgulhar dessas mulheres, dessas artistas — e que bom que eu figuro dentro desse panteão”, destacou.
A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, também celebrou o encerramento do circuito. “É uma grande alegria reunir tantas artistas que movem a cidade, o mundo e toda uma sociedade num dia tão simbólico e especial para mulheres negras. Vamos finalizar com chave de ouro essa linda e potente programação de Salvador.”
📸 Veja as fotos do evento abaixo.