Desenvolvido em Salvador pelo Senai CIMATEC, o robô submarino FlatFish vem sendo apontado como uma das maiores inovações em manufatura avançada do Brasil. Equipado com inteligência artificial, o dispositivo atua em águas profundas realizando inspeções subaquáticas que ajudam a prevenir acidentes e identificar anomalias em infraestruturas no fundo do mar.
Considerado o primeiro veículo submarino autônomo (AUV) desenvolvido no país, o FlatFish nasceu de uma parceria entre o Senai CIMATEC, a Shell Brasil e o Instituto Alemão de Inteligência Artificial e Robótica (DFKI), com início em 2014.
Com capacidade para atingir até 3 mil metros de profundidade, o robô se movimenta em todas as direções, sem necessidade de controle remoto ou conexão física com embarcações. Além disso, conta com uma “garagem submarina” para recarga entre missões, o que amplia sua autonomia operacional.
O projeto foi viabilizado com recursos da cláusula de P&D da ANP e apoio da Embrapii. Desde 2018, a tecnologia foi licenciada para a empresa Saipem, responsável pela etapa de industrialização em águas profundas. O equipamento já foi testado com sucesso no Brasil e no exterior, e um segundo robô está em fase final de testes para operação no mercado nacional.
“O FlatFish representa um avanço estratégico, tanto pela segurança e eficiência que oferece, quanto pela redução de emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Rosane Zagatti, gerente de tecnologia da Shell Brasil. Ela também destacou o investimento da empresa na formação de profissionais brasileiros ao longo do projeto.
O sucesso do FlatFish contribuiu para a criação do Centro de Competência em Robótica e Sistemas Autônomos no Senai CIMATEC, voltado à capacitação de engenheiros e desenvolvimento de novas tecnologias. Outro desdobramento do projeto foi a implantação do Senai CIMATEC Mar, unidade dedicada a pesquisas marítimas industriais e comerciais.
“O FlatFish fortaleceu nosso portfólio e impulsionou projetos estratégicos ligados à Economia do Mar. Hoje somos referência nacional em robótica aplicada à indústria”, afirmou Leonardo Nardy, gerente executivo do Senai CIMATEC.