O cantor e ator Seu Jorge foi homenageado com o Título de Cidadão Soteropolitano em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Salvador. A honraria foi proposta pela vereadora Cris Correia (PSDB).
Visivelmente emocionado, o artista agradeceu: “Me faltam palavras profundas para descrever algo mais profundo, que é o meu sentimento de realização. Nós pretos nos encontramos muitas vezes na dor, mas desta vez estamos nos encontrando na realização.”
Na ocasião, Cris Correia destacou a forte conexão de Seu Jorge com a Bahia e seu papel como símbolo de resistência e liberdade: “Esse título também é um gesto de justiça social. Estamos falando de uma cidade que é a mais negra fora da África e de um artista que sempre deu voz à luta do povo preto.”

Seu Jorge recebe Título de Cidadão Soteropolitano na Câmara de Salvador
Sobre Seu Jorge – Cantor, compositor, ator e multi-instrumentista, Seu Jorge navega entre os universos do samba, MPB, R&B, Bossa Nova e funk, conectando gerações e fronteiras através da música e do cinema. Com uma trajetória pautada na pluralidade artística, tornou-se uma voz potente tanto no entretenimento nacional quanto internacional.
Seu Jorge despontou para o grande público em 1997, ao fundar a banda Farofa Carioca, com Gabriel Moura e o flautista francês Bertrand Doussain, um grupo que mesclava rap, samba, MPB, soul e reggae. O álbum de estreia, “Moro no Brasil”, continha o icônico single “A Carne”, uma crítica social que se tornou um hino antirracista na voz de Elza Soares.
Pouco depois, iniciou sua carreira solo e, em 2001, lançou “Samba Esporte Fino”, também conhecido internacionalmente como “Carolina”, produzido por Mário Caldato e Daniel Ganjaman. O disco firmou seu nome na música brasileira, com hits como “Carolina” e “Chega no Swing”.
Paralelamente à música, Seu Jorge encontrou no cinema uma plataforma para expandir sua arte, com atuações em “Cidade de Deus” (2002) e “A Vida Marinha com Steve Zissou” (2004), “Casa de Areia” (2005), “Tropa de Elite 2” (2010), “Abe” (2019), “Marighella” (2021).
Em 2025, Seu Jorge integra o elenco de “Corrida dos Bichos”, dirigido pelo premiado cineasta Fernando Meirelles e Ernesto Solis, e “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, que teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro. Seu Jorge também marcou presença no streaming, estrelando séries como “Irmandade” (Netflix), “Mandrake” (HBO) e “Manhãs de Setembro” (Amazon Prime).