A Prefeitura do Rio montou um esquema especial de interdições e apoio operacional para o velório da cantora Preta Gil, que acontece nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal, no Centro da cidade. A cerimônia é aberta ao público das 9h às 13h, e o corpo será levado em cortejo ao Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorrerá uma despedida reservada seguida da cremação.
Para acolher os fãs e garantir a segurança viária, diversas vias próximas ao Theatro Municipal estão com proibição de estacionamento e bloqueios no tráfego desde a noite de quinta-feira (24). O cortejo fúnebre seguirá em carro do Corpo de Bombeiros por um trajeto simbólico: o circuito de megablocos de carnaval recentemente batizado de Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, em homenagem à artista, que comandava o tradicional Bloco da Preta.
Interdições e proibição de estacionamento
- Das 19h de quinta (24) às 18h de sexta (25)
- Avenida Treze de Maio (toda a extensão)
- Das 6h às 18h de sexta (25)
- Rua Araújo Porto Alegre (toda a extensão)
- Avenida Evaristo da Veiga (entre Senador Dantas e Rio Branco)
- Bloqueios ao tráfego:
- Treze de Maio e Rua Manoel de Carvalho (desde 23h de quinta)
- Rua Araújo Porto Alegre (bloqueio total a partir das 6h de sexta)
Cortejo
Após o velório, o corpo será conduzido em cortejo por este trajeto:
Rua Araújo Porto Alegre → Av. Presidente Antônio Carlos → Rua Primeiro de Março → Av. Presidente Vargas → Av. Francisco Bicalho → Viaduto do Gasômetro → Av. Brasil (pista lateral, Caju) → Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).
Monitoramento e operação
O esquema contará com agentes da CET-Rio, Guarda Municipal, Comlurb e Seop. O Centro de Operações (COR) acompanha toda a movimentação com 13 câmeras na região da Cinelândia e outras 30 ao longo do percurso até o Caju. Guardas municipais também atuam como batedores durante a chegada e saída do corpo.