Um homem de 44 anos foi encontrado morto em sua residência na cidade de Ban Chang, na província de Rayong, Tailândia, após passar cerca de um mês consumindo unicamente cerveja. Thaweesak Namwongsa foi localizado pelo próprio filho, de 16 anos, que retornava da escola.
Ao chegar em casa, o adolescente se deparou com o pai em convulsão. Sem conseguir socorrê-lo sozinho, buscou apoio com um vizinho, que tentou realizar manobras de reanimação. No entanto, os esforços não surtiram efeito. Equipes da Fundação Siam Rayong foram acionadas, mas já encontraram Thaweesak sem vida.
De acordo com o relato do filho à polícia, o homem havia deixado de se alimentar no último mês, recusando repetidamente os pratos quentes que o adolescente preparava diariamente. Nesse período, ele passou a ingerir exclusivamente cerveja. A informação foi divulgada pelo site “Thai News”.
O adolescente explicou ainda que o pai entrou em um quadro de consumo excessivo de álcool após o fim de seu casamento. Desde então, o hábito se intensificou até o ponto de exclusão total de outros alimentos.
A cena encontrada no quarto de Thaweesak impressionou as equipes de resgate: dezenas de garrafas de cerveja cobriam praticamente todo o cômodo, restando apenas um estreito espaço livre ao redor da cama, suficiente para que ele pudesse se locomover.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso nocivo de bebidas alcoólicas causou mais de 2,6 milhões de mortes no mundo apenas em 2019. As principais causas estão associadas a enfermidades como câncer, problemas cardíacos, doenças hepáticas, transtornos mentais e lesões.