A despedida de Preta Gil, marcada para esta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, contará com uma homenagem especial preparada pelos familiares e amigos mais próximos da artista.
Durante o velório, eles estarão vestidos com camisetas estampadas com o rosto de Preta e a frase “Preta tudo. Amor sempre foi ação”. A informação foi apurada pela reportagem da Quem.
A cerimônia, que terá um espaço reservado para os mais íntimos, inclui ainda um telão de LED com imagens da trajetória de Preta, exibido no saguão do teatro.
A data do velório coincide com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o que acrescenta um simbolismo à homenagem.
Ícone do movimento de valorização da identidade negra, Preta Gil sempre foi uma figura pública engajada na luta contra o racismo e na promoção da autoestima de mulheres pretas.

Foto: Quem
A Prefeitura do Rio de Janeiro montou um esquema especial para a cerimônia. Desde a noite de quinta-feira (24), ruas próximas ao Theatro Municipal estão interditadas para facilitar o acesso do público. Equipes da Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb e Centro de Operações atuam no entorno do espaço.
O cortejo da cantora passará por uma parte do circuito de megablocos da cidade, trecho que leva seu nome, em reconhecimento à sua atuação como uma das grandes apoiadoras do Carnaval de rua na capital fluminense.
Por volta das 15h, o corpo será levado em carro aberto do Corpo de Bombeiros até a capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência. Lá, acontece uma cerimônia reservada apenas a familiares e amigos próximos, com encerramento previsto para 17h.