O velório de Preta Gil será realizado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com previsão de cortejo pelas ruas do Centro e Zona Portuária da cidade.
A Prefeitura do Rio anunciou um esquema especial de trânsito e apoio logístico para acolher fãs e admiradores da artista, que morreu no último domingo (20), em Nova York, após enfrentar um câncer.
Equipes da CET-Rio, Guarda Municipal, Comlurb e Centro de Operações da Prefeitura atuarão no entorno do teatro, onde o acesso de veículos será restrito a partir das 19h desta quinta-feira (24).
A cerimônia no Theatro Municipal será aberta ao público. Preta Gil foi uma das principais vozes do carnaval de rua da capital fluminense, à frente do Bloco da Preta. Nesta semana, a prefeitura rebatizou oficialmente o circuito de megablocos da cidade com o nome da cantora.
Após o velório, o corpo seguirá em cortejo até o Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, onde será realizada uma cerimônia íntima para familiares e amigos próximos, com início previsto para as 15h e encerramento às 17h.
O percurso do cortejo, segundo a Prefeitura, será o seguinte: Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, pista lateral da Avenida Brasil (no bairro do Caju) e Rua Monsenhor Manuel Gomes, onde fica o cemitério.

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro
O corpo da cantora chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (24), desembarcando no Aeroporto de Guarulhos (SP), antes de ser levado para o Rio. A família de Preta, que estava nos Estados Unidos ao lado dela, desembarcou no mesmo local.