Nascidos e criados em Lençóis, na Chapada Diamantina, região conhecida pelas trilhas e cachoeiras que atraem turistas do mundo inteiro, os irmãos Jhonata da Silva Santos, de 18 anos, e Jefferson da Silva Santos, 17, estão conquistando espaço em um cenário bem diferente do turismo ecológico: o wrestling, também conhecido como luta greco-romana.
No último sábado (19), os dois representaram sozinhos a Bahia no Circuito Nacional Sul-Sudeste de Wrestling, disputado em Serra, no Espírito Santo. A competição reuniu cerca de 300 atletas e concentrou a elite do esporte, com forte presença de lutadores dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, principais polos da modalidade no país.
Enfrentando adversários mais experientes e oriundos de centros tradicionais da luta olímpica, os jovens baianos mostraram personalidade e talento. Jhonata conquistou a medalha de prata na categoria até 55 kg (estilo greco-romano), enquanto Jefferson chamou atenção ao derrotar o favorito da categoria livre até 57 kg, o paulista Túlio Santos Duarte, única derrota do campeão geral entre as quatro lutas disputadas.
Estudantes do 3º ano do ensino médio no Centro Educacional Renato Pereira Viana, da rede estadual, os irmãos fazem parte da categoria Talento Esportivo do programa Bolsa Esporte, política pública do Governo da Bahia. O benefício mensal de R$ 800 tem sido essencial para custear alimentação, uniformes e preparação física.
Após o retorno à Bahia, os irmãos visitaram a sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), onde foram recebidos pelo chefe de gabinete, Diogo Rios. Acompanhados do técnico Glauber Rocha, agradeceram o apoio da autarquia, responsável pelo custeio das passagens aéreas até o Espírito Santo.
Durante a visita, relataram a experiência vivida na competição e já projetaram os próximos passos: a Copa Brasil e o Campeonato Sul-Americano, ambos marcados para outubro, no Rio de Janeiro.
“Voltamos ainda mais empolgados para retomada dos treinos domingo a domingo. Os banhos de cachoeira agora são só nos dias de recuperação”, brincaram os irmãos.