Futuro do TikTok nos EUA segue indefinido e pode ser encerrado em breve

Futuro do TikTok nos EUA segue indefinido e pode ser encerrado em breve

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Unsplash

Publicado em 24/07/2025 às 18:47 / Leia em 2 minutos

O TikTok pode ser retirado do ar nos Estados Unidos se a China não aprovar um acordo de venda do aplicativo. O alerta foi feito nesta quinta-feira (24) por Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, em entrevista à emissora CNBC.

A plataforma, controlada pela empresa chinesa ByteDance, tem cerca de 170 milhões de usuários no país.

Segundo Lutnick, o governo norte-americano pretende assumir o controle do algoritmo do aplicativo e garantir que a tecnologia fique sob domínio dos EUA.

“A China pode manter uma pequena participação, ou a ByteDance pode conservar uma parte menor. Mas os americanos serão os donos da tecnologia”, afirmou o secretário.

A possível venda do TikTok está no centro de uma disputa entre Washington e Pequim. Em abril, o presidente Donald Trump prorrogou por 90 dias o prazo para que a ByteDance vendesse os ativos do aplicativo nos EUA, adiando a decisão para 17 de setembro.

A nova data ampliou o prazo imposto por uma lei aprovada em 2024, que exigia a venda ou a interrupção total das operações até 19 de janeiro, caso não houvesse avanço significativo nas negociações.

Neste ano, uma proposta chegou a ser estruturada para transferir o controle do TikTok nos EUA para uma nova empresa, composta majoritariamente por investidores norte-americanos.

No entanto, o processo foi travado após sinais do governo chinês de que não aceitaria o acordo, em meio ao aumento de tarifas imposto por Trump a produtos da China.

“O TikTok será desativado se não houver aprovação chinesa. Essa decisão será tomada em breve”, frisou Lutnick.

A ByteDance ainda não se pronunciou oficialmente sobre as declarações.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia