Flora Gil usou as redes sociais nesta quinta-feira (24) para agradecer o carinho recebido pela família após a morte da cantora Preta Gil, que faleceu no último dia 20 de julho, em decorrência de complicações de um câncer. Na publicação, a empresária disse que tem recebido muitas mensagens neste momento de luto e que não tem conseguido dar conta de responder a todos.
“Meus amigos queridos, tenho recebido muitas mensagens de carinho e não estou dando conta de responder a todos. Agradeço a cada um de vocês por todo amor e respeito com a Preta e a nossa família nesse momento. Obrigada”, escreveu a esposa do cantor e compositor Gilberto Gil.

Comunicado
Acompanhada por Francisco Gil, Bento Gil, Sol de Maria e pela médica Roberta Saretta, Flora Gil desembarcou no Brasil nesta quinta-feira (24) para o velório da enteada. Eles estavam acompanhando a artista durante tratamento em Nova York, nos Estados Unidos. A cerimônia de despedida será realizada nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Preta Gil
Morte de Preta Gil repercute na imprensa internacional e redes sociais
A morte de Preta Gil, no último domingo (20), repercutiu em veículos de imprensa de diversos países e nas redes sociais, onde gerou grande comoção. A artista, que faleceu aos 50 anos após complicações de um câncer, foi lembrada como símbolo de representatividade, força e diversidade.
Em Portugal, veículos como SIC Notícias e Jornal de Notícias destacaram a trajetória de Preta como uma figura importante na luta contra o racismo, pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Na Espanha, jornais como El Mundo e o esportivo Marca ressaltaram a comoção provocada pela perda da artista, mencionando inclusive homenagens de clubes de futebol brasileiros.
Nos Estados Unidos, a revista People noticiou a morte da cantora, classificando-a como uma “figura amada no Brasil” e lembrando que ela estava em tratamento experimental no país. Agências como a AFP e veículos da Índia, como Hindustan Times e The Economic Times, também noticiaram sua morte e destacaram sua atuação como cantora, atriz, apresentadora e empresária.
Nas redes sociais, o nome de Preta Gil liderou os trending topics do X (antigo Twitter) no Brasil e alcançou o sétimo lugar no ranking global no domingo. Foram mais de 1,2 milhão de menções à artista nas primeiras 24 horas após sua morte. No Google, ela registrou mais de 2 milhões de buscas no mesmo período, com grande volume de interesse em sua história, trajetória e familiares.
A repercussão internacional reforça o legado de Preta Gil como uma artista multifacetada e uma voz ativa em causas sociais no Brasil e no mundo.
Ver essa foto no Instagram