Djamila Ribeiro participa do Encontros Negros nesta sexta (25), na Biblioteca Central da Bahia

Djamila Ribeiro participa do Encontros Negros nesta sexta (25), na Biblioteca Central da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 24/07/2025 às 15:10 / Leia em 2 minutos

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional do Escritor, a Biblioteca Central do Estado da Bahia recebe, nesta sexta-feira (25), a terceira edição do Encontros Negros. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece a partir das 18h e propõe uma reflexão coletiva sobre antirracismo, ancestralidade e o protagonismo das mulheres negras nas Américas.

Com o tema “Por que lutamos?”, o encontro contará com a presença da filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro. Referência no pensamento negro contemporâneo, Djamila participa de uma roda de conversa mediada pela jornalista baiana Val Benvindo. A autora de Lugar de Fala e Pequeno Manual Antirracista afirma que participar do evento em Salvador, cidade de maioria negra, tem um significado especial: “Essas iniciativas são fundamentais para aproximar autores negros do público e fortalecer a troca de saberes”.

A programação marca ainda a inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra, novo espaço da biblioteca voltado à valorização da literatura baiana. A iniciativa busca reconhecer autores que transformam a palavra em instrumento de memória, luta e identidade.

O evento é uma realização da Fundação Pedro Calmon, em parceria com a Umbu Comunicação & Cultura. Também integram a programação nomes como o grupo A Pombagem, o coletivo Fala Escritor e o Mestre Bule Bule.

“Consagramos esse momento de forma simbólica e representativa”, destaca Sandro Magalhães, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia