Conhecida por seu charme colonial e riqueza histórica, a cidade de Rio de Contas se prepara para receber uma iniciativa cultural inédita: o 1º Festival de Graffiti Rio de Contas. Entre os dias 1º e 3 de agosto, 23 artistas de diferentes regiões da Bahia se reúnem para colorir a cidade com murais coletivos, realizar oficinas de graffiti em escolas públicas e abrir os trabalhos com um show de rap.
O evento tem como proposta fortalecer o movimento Hip-Hop no interior do estado e ampliar o acesso à arte urbana, dialogando com a comunidade local e valorizando o espaço público como território de expressão. Toda a programação é gratuita.
Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Festival também conta com o apoio de comerciantes locais e diálogo direto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma vez que Rio de Contas é tombada como patrimônio histórico nacional.
Além das intervenções artísticas na principal avenida da cidade, o Festival reserva um dia exclusivo para artistas locais e promove oficinas em seis escolas públicas — incluindo unidades em distritos rurais.
Idealizado pelo grafiteiro Jeff Dias, o projeto aposta no poder transformador da arte urbana:“Estamos construindo algo transformador em um lugar onde o graffiti nunca teve muito espaço. É uma oportunidade para a população conhecer e se conectar com essa linguagem artística.”
A estreia do festival promete movimentar o turismo e enriquecer o calendário cultural da Chapada Diamantina, com uma programação diversa, inclusiva e cheia de cor.