O cantor, compositor e ator Seu Jorge será homenageado nesta sexta-feira (25), em Salvador, com o Título de Cidadão Soteropolitano, concedido pela Câmara Municipal. A honraria reconhece a forte conexão do artista com a capital baiana e sua relevante contribuição à cultura brasileira. A iniciativa é da vereadora Cris Correia.
“Salvador está em Seu Jorge por diversos motivos. É uma conexão ancestral. Esse novo trabalho reitera e honra nosso chão, nossa identidade, história e lutas”, destacou a parlamentar.
O reconhecimento acontece no mesmo ano em que o artista lançou Baile à la Baiana, álbum com 11 faixas inéditas que celebram a musicalidade afro-brasileira ao unir as raízes cariocas às influências da Bahia. O projeto nasceu na capital baiana, no Galpão Cheio de Assunto, espaço comandado pelo percussionista Peu Meurray.

Seu Jorge
“Receber esse título é uma honra que carrego no coração. Salvador é um lugar onde me sinto em casa, onde a música pulsa de forma diferente. Me sinto abraçado pela Bahia”, disse Seu Jorge, emocionado com a homenagem.
Com mais de 30 anos de carreira, Seu Jorge se consolidou como um dos nomes mais importantes da música brasileira. Natural de Belford Roxo (RJ), o artista ganhou projeção nacional com o grupo Farofa Carioca e posteriormente com álbuns solo como Samba Esporte Fino, Cru, América Brasil e Músicas para Churrasco. No cinema, destacou-se em produções como Cidade de Deus, A Vida Marinha com Steve Zissou e Marighella.
A cerimônia de entrega será marcada por emoção e simbolismo, celebrando a relação cultural e afetiva entre Seu Jorge e Salvador — agora, oficialmente, sua cidade também.