Um dos prédios atingidos por um incêndio na semana passada, no bairro do Comércio, desabou parcialmente. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), em contato com o Alô Alô Bahia, o incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), na Rua Pinto Martins, nº 1, onde funcionava a antiga loja A Lâmpada. O imóvel já se encontrava comprometido estruturalmente desde o incêndio na madrugada do dia 17 de julho.
Em nota, a Defesa Civil informou que o desabamento de remanescentes da estrutura em madeira do assoalho aconteceu internamente, não atingindo as paredes externas do imóvel.
No incêndio da última semana, além da antiga loja, também foram danificados o Edifício Pernambuco e outros imóveis vizinhos. A fachada lateral do prédio já havia colapsado e a Codesal alertava para o risco de colapso total da estrutura.
A situação do edifício era considerada crítica há meses: em junho, a Justiça Federal determinou que a União e o IPHAN adotassem medidas emergenciais de preservação no local, com prazo de 60 dias, sob pena de multa. A decisão foi motivada por denúncias de abandono e risco iminente de desabamento, já sinalizado pela Codesal em setembro de 2024.
O novo episódio reforça o alerta sobre o abandono estrutural no centro histórico de Salvador. Segundo levantamento da própria Codesal, 130 imóveis da região apresentam risco elevado de desabamento.