Dois abalos sísmicos foram registrados no município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, em um intervalo de cerca de 39 horas. As ocorrências, monitoradas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), aconteceram no último domingo (20) e na terça-feira (22).
O primeiro tremor ocorreu às 22h45 de domingo e teve magnitude preliminar de 2.4 na escala Richter. Apesar da intensidade, não houve relatos de moradores que tenham percebido o fenômeno.
Já o segundo abalo, de magnitude preliminar 1.8, foi registrado às 14h13 de terça-feira e foi sentido por moradores, que relataram vibração no chão e movimentação de móveis em suas casas.
Diante da situação, o Labsis reforçou orientações de segurança em caso de tremores. A recomendação é se proteger sob móveis resistentes, utilizar almofadas para proteger a cabeça, verificar e desligar possíveis fontes de fogo após o tremor, manter a calma e evitar objetos quebrados ou caídos.
A depender da localização, também é indicado manter distância de estruturas que possam desabar, abrir portas ou janelas com cautela e, se estiver na costa, buscar terrenos mais altos em caso de risco de tsunami. Em situações de evacuação, recomenda-se ainda desligar o disjuntor e a rede de gás, sempre que possível.