O livro “Os Primeiros 50”, autobiografia de Preta Gil, foi dedicado à neta da artista, Sol de Maria, filha de Francisco Gil com a modelo Laura Fernandes. A obra foi publicada no ano passado e marcou um dos registros mais íntimos e sinceros da trajetória da artista.
Na dedicatória, Preta explica que decidiu escrever o livro como uma forma de apresentar à neta a sua própria versão da história, sem filtros ou distorções, e para evitar que ela fosse impactada por informações falsas ou maldosas sobre sua vida.
“Dedico este livro a Sol de Maria pois sei que, quando crescer, escutará muitas histórias a meu respeito. Algumas serão mentirosas, outras não. Aqui, eu tenho a chance de contar para ela a minha verdade (e para quem mais vier: meus bisnetos, sobrinhos…)”, escreveu preta.
Na obra, a artista abordou temas delicados e importantes, como a batalha contra o câncer e episódios de traição, mas também relembrou momentos de alegria, da vida em família e de sua luta constante contra as injustiças sociais.