A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e determinou o recolhimento de cinco produtos comercializados irregularmente no país. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (18), com assinatura do gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo.
Entre os itens suspensos estão quatro medicamentos sem registro e um ingrediente alimentar fora das normas sanitárias. Os produtos afetados são:
-
Colágeno + Vitamina C
-
L-Treonato de Magnésio
-
Espinheira Santa
-
Xarope da Vovó Isabel (também vendido apenas como “Xarope da Vovó”)
-
Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%)
Segundo a Anvisa, o Xarope da Vovó Isabel, de fabricante desconhecido, era divulgado e vendido sem qualquer registro, notificação ou cadastro junto à Agência. Com isso, todos os lotes do produto tiveram sua fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso proibidos.
Já os outros três medicamentos — Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e Espinheira Santa — eram produzidos pela empresa Nutrata Nutri, que, conforme a Anvisa, não possui autorização de funcionamento como laboratório farmacêutico. Além disso, nenhum dos produtos tem registro sanitário, o que configura infração grave.
Por fim, a Anvisa determinou o recolhimento do Curcumyn Long, produzido pela empresa Akron Pharma Ltda. De acordo com a inspeção, o extrato de cúrcuma não atende aos padrões legais de produção e composição. Todos os lotes do alimento tiveram o uso, venda e divulgação suspensos.