Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia
Pela primeira vez, espaços até então secretos do antigo Convento e Colégio Nossa Senhora das Mercês, fundado em 1735, foram abertos ao público para receber a CASACOR Bahia 2025. O local, fechado desde 2022, abriga a maior mostra de arquitetura e design da América Latina, que acontece até 7 de setembro.
Um dos ambientes mais impactantes está localizado na cúpula da antiga igreja desconsagrada do convento. Assinado pelo arquiteto baiano Pedro Chezzi, em parceria com o Grupo Empório, o espaço “Entre Mundos” funciona como arena de eventos e ponto oficial de encontro da mostra.

CASACOR Bahia 2025: antiga igreja do Convento das Mercês recebe arena de eventos assinada por Pedro Chezzi em parceria com Grupo Empório
Inspirado no universo lúdico de Alice no País das Maravilhas e nas distorções poéticas de Salvador Dalí, o projeto propõe uma imersão sensorial entre o real e o imaginário. O espaço conta com uma carta de drinks autorais assinada por Vini Figueira e um paisagismo que mistura árvores cenográficas, espécies naturais e jardim vertical, respeitando a história centenária do convento.
Chezzi, premiado por projetos inovadores como o Purgatório Bar, destaca a parceria com o Grupo Empório, que estreia na CASACOR sob a direção de Elis Piñón. “A Elis entendeu a proposta e traduziu o conceito com poesia e precisão”, afirma o arquiteto.

CASACOR Bahia 2025: antiga igreja do Convento das Mercês recebe arena de eventos assinada por Pedro Chezzi em parceria com Grupo Empório
Com mais de dez anos de experiência, o Grupo Empório contribuiu com soluções em acústica, biofilia, neuroarquitetura e bem-estar. Para Elis Piñón, “esse trabalho me representa. Fala de essência e encantamento”.
Sobre o Convento das Mercês

Antiga igreja do Convento das Mercês reabre como arena de evento na CASACOR Bahia 2025
O Convento das Mercês, localizado no centro histórico de Salvador, é um dos edifícios religiosos mais antigos da cidade, com origem datada de 1735. Fundado pela Ordem das Mercês, uma congregação religiosa católica dedicada à libertação de cristãos cativos, o convento teve um papel importante tanto religioso quanto social na Salvador colonial.
Além de funcionar como residência e local de oração para as freiras da ordem, o Convento das Mercês abrigou também um colégio, oferecendo educação e formação religiosa às jovens. Durante séculos, grande parte da vida das freiras era de clausura — isoladas do mundo exterior, dedicavam-se à oração, contemplação e trabalhos internos.
O prédio, com sua arquitetura barroca característica do período colonial, preserva elementos históricos e culturais significativos, representando um importante patrimônio religioso e arquitetônico de Salvador. No entanto, após décadas em uso, parte do convento foi desativada e fechada para o público em 2022.
Em 2025, com a realização da CASACOR Bahia, o espaço ganhou nova vida ao abrir áreas até então restritas ao público, como a cúpula da antiga igreja desconsagrada, possibilitando uma reaproximação da cidade com esse patrimônio histórico, agora também palco de arte, arquitetura e inovação.