Referência na teledramaturgia e na luta pela representatividade da mulher negra, Zezé Motta será a estrela da nova edição do Especial Mulher Negra 2025, que vai ao ar no próximo dia 25 de julho, às 23h, no canal E! Entertainment. A data marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Em entrevista ao Alô Alô Bahia, Zezé destacou o bate-papo com a cantora baiana Luedji Luna como um dos pontos altos da produção, que também reúne outros grandes nomes do país, como Karol Conká e Aline Wirley.
“Foi gratificante estar ao lado dessas mulheres bem mais jovens, mas que vejo serem completamente engajadas e envolvidas com a luta da mulher negra. Antigamente éramos muito poucas, não tínhamos discurso, porque pouco sabíamos da nossa história”, comenta.
Segundo a atriz, o programa não é apenas um encontro entre gerações, mas um espaço importante de escuta e troca sobre temas fundamentais, como crise, beleza, maternidade e legado. “Eu vejo o meu trabalho como uma missão. Realizar este Especial, falar da mulher negra, celebrarmos essa data, é algo que faz parte dos meus 60 anos de luta nesse movimento”, afirma.
Durante a conversa, Zezé também relembrou o início de sua militância e o aprendizado ao lado da intelectual e ativista Lélia Gonzalez. “Só fui entender sobre a nossa raça depois que fui fazer um curso com a minha saudosa Lélia Gonzalez. Hoje essa geração jovem está com tudo na mão, informação, discurso, é lindo ver isso”, celebrou.
Gravado no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, em São Paulo, o Especial Mulher Negra 2025 ainda contará com depoimentos de Alaíde Costa, Leci Brandão, Ludmilla, Gabriela Loran, Lais Ribeiro e da promotora de Justiça e escritora Lívia Sant’Anna Vaz.
A produção também estará disponível no Universal+ a partir do dia 1º de agosto.

O Especial Mulher Negra vai ao ar no dia 25 de julho, no canal E! Entertainment (Foto: Sarah Wollermann)