Para o professor Arthur Brooks, da Universidade de Harvard, o segredo para um casamento duradouro não está na paixão, mas na amizade entre o casal. Em entrevista ao podcast “The Peter Attia Drive”, o cientista social destacou que o casamento ideal é aquele onde os parceiros são os melhores amigos um do outro.
Brooks explica que a verdadeira conexão vai além do romance e alerta para a chamada “solidão a dois” — quando o casal convive junto, mas se sente distante emocionalmente. Segundo ele, é comum que os cônjuges percebam que só têm em comum os filhos, o que pode ser um sinal de que a relação está fragilizada.
Para fortalecer o vínculo, o professor recomenda que o casal busque interesses em comum e cultive momentos de conexão que vão além das tarefas diárias. Ele também destaca que o isolamento emocional pode afetar negativamente a saúde mental e física dos parceiros.
Arthur Brooks é professor de práticas de liderança e gestão na Harvard Kennedy School e na Harvard Business School, e autor de diversos best-sellers, incluindo obras em parceria com Oprah Winfrey.