O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (18) que pretende ser candidato à reeleição em 2026. A declaração foi feita durante uma cerimônia no Ceará, onde o governo anunciou a liberação de recursos para a ferrovia Transnordestina.
Durante o discurso, Lula disse que, caso esteja com saúde e disposição, seguirá na corrida eleitoral para tentar mais um mandato à frente do Palácio do Planalto.
“Eu quero dizer para vocês o seguinte, não se preocupe, eu vou fazer 80 anos de idade. Se eu estiver com a saúde que eu estou hoje, com a disposição que eu estou hoje, vocês podem ter certeza que eu serei candidato outra vez para ganhar as eleições nesse país”, declarou.
Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula criticou a gestão anterior e prometeu não permitir a volta de seus opositores. “Eu não vou entregar esse país de volta àquele bando de malucos que quase destrói esse país nos últimos anos. Podem estar certos disso. Podem estar certos disso. Eles não voltarão. Eles não voltarão”, acrescentou.
Caso vença a disputa, será a primeira vez na história do Brasil que um político comandará o país por quatro mandatos.
🇧🇷 | Presidente Lula afirmou nesta sexta-feira, 18, durante evento no Ceará, que será candidato à reeleição em 2026 para não entregar o Brasil “para aquele bando de malucos” que, segundo ele, quase “destruiu o país” nos últimos anos.
Apesar da declaração, o chefe do Executivo… pic.twitter.com/zI6CjtgU5u
— OHF News (@OHFNews) July 18, 2025