A atriz brasileira Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro por sua interpretação de Eunice Paiva no longa “Ainda Estou Aqui”, foi anunciada nesta sexta-feira (18) como integrante do júri da 82ª edição do Festival de Veneza, um dos mais prestigiados eventos do cinema mundial.
O anúncio foi feito pela Bienal de Veneza, organizadora do festival, após proposta do diretor artístico Alberto Barbera. A escolha marca mais um reconhecimento internacional recente da atriz, que também foi convidada este ano para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar.
Ovacionada na edição passada do festival com a exibição do filme “Ainda Estou Aqui”, Fernanda estará ao lado de nomes de peso no júri da mostra principal, como o diretor francês Stéphane Brizé, a cineasta italiana Maura Delpero, o romeno Cristian Mungiu, o iraniano Mohammad Rasoulof e a atriz chinesa Zhao Tao. O colegiado será presidido pelo diretor e roteirista americano Alexander Payne.
O grupo terá a missão de escolher os vencedores da mostra principal, incluindo o cobiçado Leão de Ouro, prêmio máximo do festival. Já o júri da seção Horizontes, voltada para novas linguagens e experimentações cinematográficas, será presidido pela cineasta francesa Julia Ducournau e contará ainda com o italiano Yuri Ancarani, o crítico argentino Fernando Enrique Juan Lima, a diretora australiana Shannon Murphy e a artista e cineasta americana RaMell Ross.