Clubinho Limpurb presenteia crianças de Salvador com uniformes e interação com garis

Clubinho Limpurb presenteia crianças de Salvador com uniformes e interação com garis

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Otávio Santos/SECOM PMS

Publicado em 18/07/2025 às 06:51 / Leia em 3 minutos

O carinho espontâneo de crianças por garis tem gerado momentos emocionantes e cheios de afeto em Salvador. Como parte do projeto Clubinho Limpurb, a Empresa de Limpeza Urbana da capital baiana tem presenteado pequenos fãs com uniformes, mini caminhões de coleta e outros brindes, reforçando a importância da valorização dos profissionais e o vínculo criado com a comunidade desde a infância.

Um dos exemplos mais marcantes dessa conexão é o da pequena Alice Santiago, de apenas dois anos, que desde bebê se encantou com os agentes de limpeza que atuam na Avenida Beira-Mar, na Ribeira. Como forma de agradecer todo o carinho da menina, a Limpurb entregou a ela um uniforme infantil especial, semelhante ao utilizado pelos garis.

A pequena Alice se diverte com o presente | Foto: Otávio Santos/SECOM-PMS

Segundo a mãe, Graça Santiago, Alice interage com os profissionais desde que começou a engatinhar. “Eles apareciam na esquina e ela já começava a gritar ‘bê! bê!’. E de longe eles respondiam: ‘bebê, bebê, bebê’”, relembra. As cenas, registradas de forma despretensiosa, acabaram viralizando nas redes sociais, com um dos vídeos ultrapassando 1,7 milhão de visualizações.

Para o agente de limpeza Bruno Ferreira, há seis anos na Limpurb e conhecido pelas crianças como “Tio Bruno”, esse tipo de interação representa muito mais do que um momento fofo. “Quando ela nos chama de ‘meu bebê’, nos dá força e muita felicidade, pois é um carinho puro e verdadeiro”, diz.

O pequeno Edgard também se diverte com os garis que passam em sua rua | Foto: Otávio Santos/SECOM-PMS

Durante a entrega do uniforme de Alice, outro fã mirim chamou atenção: Edgar Pinheiro, de um ano e oito meses, também ganhou sua farda oficial ao se aproximar dos garis para interagir. “Ele segue uma rotina específica, e tem seu horário de ir à varanda para ver o mar. Por conta disso, sempre que os amigos da Limpurb passam, ele interage, chamando os agentes para conversar, tirar fotos. Ele já ganhou, inclusive, um carrinho, uma pá e a vassoura dos agentes. Em resposta, os coletores passam chamando pelo apelido que deram a ele: ‘coração’”, conta emocionada a avó, Erilei de Carvalho.

O Clubinho Limpurb vem fortalecendo laços com as crianças da cidade, mostrando que a educação ambiental e a valorização dos trabalhadores da limpeza podem começar cedo, com afeto, respeito e muita inspiração.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia