A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, transportou 115 toneladas de cargas para Portugal em junho, das quais 97 toneladas foram frutas, principalmente mamão e manga, produzidas na região do Vale do São Francisco. O volume foi escoado por meio de voos partindo dos aeroportos de Viracopos (Campinas-SP) e Recife (PE), dois dos principais hubs da companhia aérea.
A nova malha de exportação criada pela Azul para a cidade do Porto, em Portugal, se mostrou um sucesso: 67,7 toneladas (79%) das frutas partiram de Viracopos e 29,4 toneladas (21%) decolaram de Recife. A logística eficiente reforça a importância de Petrolina (PE) como um dos maiores polos de produção e exportação de frutas do Brasil.
“O lançamento dessas duas rotas para a Europa foi estratégico para a Azul Cargo, considerando que esse mercado é essencial para o escoamento das frutas cultivadas em larga escala no Vale do São Francisco. Esse movimento fortalece a economia brasileira e impulsiona setores de infraestrutura essenciais, como o de cargas aéreas”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
Além do crescimento nas exportações, a atuação internacional da empresa foi reconhecida globalmente. A Azul Cargo foi premiada com o título de Liderança em Cargas Globais no The Airline Strategy Awards 2025, realizado em Londres. O prêmio, concedido pela FlightGlobal, em parceria com a revista Airline Business e a consultoria Korn Ferry, destacou o protagonismo da companhia no transporte internacional de cargas.