Após mais de uma década de obras, o histórico Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio, em Salvador, foi oficialmente reaberto nesta quarta-feira (16). Construído no início do século XVIII, o imóvel foi restaurado pelo cineasta francês Bernard Attal, que se encantou pelo casarão ao avistá-lo da sacada de sua casa no Santo Antônio Além do Carmo, em 2005.
O espaço, que simboliza uma nova etapa para o centro antigo da cidade, é dividido em duas estruturas. A primeira, datada de 1775, conta com 2 mil metros quadrados e capacidade para até 2,7 mil pessoas, sendo destinada a grandes eventos. Já o segundo prédio, erguido em 1715, com 850 metros quadrados, será voltado para eventos corporativos, casamentos e produções audiovisuais — cenário que já serviu de locação para programas como o Fantástico, da TV Globo, e o Diga Aí, da TV Bahia.

Trapiche Barnabé
O novo Trapiche já tem agenda confirmada: neste sábado (19), recebe o festival Biergarten, que reúne cervejas artesanais, música e gastronomia. Na programação do ano estão previstos ainda o Festival do Café, o Zona Mundi e o Festival Sangue Novo.
Além do Trapiche Barnabé, Attal também está à frente da revitalização do Trapiche Pequeno, voltado para profissionais da economia criativa, fortalecendo a cena cultural no coração do centro antigo da capital baiana.

Trapiche Barnabé