O ex-atleta olímpico Audun Grønvold, da seleção da Noruega de esqui alpino e ski cross, morreu na terça-feira (15) após ser atingido por um raio enquanto passava férias com a família. Ele tinha 47 anos.
O acidente ocorreu no último sábado, enquanto Grønvold estava em uma cabana com a esposa e os filhos. Apesar de ter sido socorrido rapidamente e levado ao hospital, o norueguês não resistiu aos ferimentos.
Ver essa foto no Instagram
Grønvold conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010, na prova de ski cross, e também obteve o terceiro lugar no Campeonato Mundial de 2005. Após se aposentar das competições, atuava como treinador da seleção nacional de ski cross da Noruega.
Em nota, a Federação Norueguesa de Esqui lamentou a morte do atleta.
“O esqui norueguês perdeu uma figura significativa, que contribuiu tanto para o ambiente do esqui alpino quanto do estilo livre. Audun teve uma carreira notável e, como atleta, treinador e amigo, deixou marcas profundas em nosso esporte”, afirmou o gestor desportivo Johan Ryste.
A esposa de Grønvold, Kristin Tandberg, também prestou homenagem nas redes sociais: “Audun, meu grande amor e melhor amigo há 20 anos. O que começou como belas férias terminou de forma trágica. Apesar do atendimento rápido, ele faleceu na noite de ontem. Sanna, Selma, William e eu levaremos você conosco para sempre. A saudade é imensa.”