O corpo de uma baleia-jubarte foi encontrado, na manhã desta quinta-feira (17), na Praia de Castelhanos, em Boipeba, distrito do município de Cairu, no litoral sul da Bahia.
O animal media cerca de seis metros e foi avistado por moradores e visitantes da região. A causa da morte ainda é desconhecida.
Em resposta ao Alô Alô Bahia, o Instituto Baleia Jubarte confirmou que já foi informado sobre o caso e ressaltou que a prefeitura de Cairu está sendo orientada sobre os procedimentos corretos para o descarte do animal.
Casos como esse devem ser comunicados imediatamente a órgãos ambientais como o próprio instituto, o Ibama ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para garantir ações adequadas e coleta de dados científicos.
Ver essa foto no Instagram
A ocorrência acontece em pleno início da temporada de observação das jubartes no litoral baiano, que vai de junho a novembro. Só em Salvador, 27 baleias foram avistadas em um único dia nesta semana, a partir do ponto de observação instalado no Farol da Barra.
A temporada 2025 foi oficialmente lançada na terça-feira (15), em evento promovido pela Secult em parceria com o Instituto Baleia Jubarte. A expectativa é que mais de 35 mil baleias passem pelo litoral brasileiro este ano. Em 2024, Salvador registrou 1.012 avistamentos, número superior aos 843 do ano anterior.