Salvador ganha novo espaço cultural com a reinauguração do Trapiche Barnabé

Salvador ganha novo espaço cultural com a reinauguração do Trapiche Barnabé

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Marina Silva/CORREIO

Publicado em 16/07/2025 às 07:26 / Leia em 2 minutos

Após mais de uma década de obras e quase 20 anos de negociações, o histórico Trapiche Barnabé, no bairro do Comércio, será reinaugurado nesta quarta-feira (16). Construído originalmente no início do século XVIII, o imóvel foi restaurado pelo cineasta francês Bernard Attal, que se apaixonou pela construção ao avistá-la da sacada de sua casa no Santo Antônio Além do Carmo, em 2005.

O espaço é dividido em duas estruturas: uma delas, datada de 1775, com 2 mil metros quadrados, será voltada a grandes eventos e tem capacidade para receber até 2,7 mil pessoas. Já a outra, construída em 1715, com 850 metros quadrados, será destinada a eventos corporativos, casamentos e produções audiovisuais – e já serviu como cenário para programas como o Fantástico, da Globo, e o Diga Aí, da TV Bahia.

O novo Trapiche já tem programação confirmada: neste sábado (19), o espaço recebe o festival Biergarten, que une cerveja artesanal, música e gastronomia. Também estão previstos eventos como o Festival do Café, Zona Mundi e Festival Sangue Novo.

Mesmo sem incentivos específicos do Estado – além dos habituais para imóveis da região – e enfrentando burocracias, Bernard defende o envolvimento da iniciativa privada na preservação do patrimônio histórico. “Os órgãos públicos têm limites. A sociedade também precisa participar”, afirma o cineasta, que destaca o potencial cultural e arquitetônico do Comércio.

Além do Trapiche Barnabé, Bernard também é responsável pela revitalização do Trapiche Pequeno, que abriga profissionais da economia criativa.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia