A atriz Ana Paula Arósio chega aos 50 anos nesta quarta-feira (16) mantendo o estilo reservado que adotou após deixar a televisão. Seu último trabalho como atriz foi em 2010, no seriado Na Forma da Lei, da TV Globo. Desde então, ela se afastou da vida pública e passou a viver fora do Brasil.
Atualmente, Ana Paula reside na Inglaterra, onde leva uma vida discreta ao lado do marido, o arquiteto Henrique Plombon Pinheiro. Os dois vivem em uma propriedade rural e se dedicam à agricultura, longe dos holofotes que marcaram a trajetória da atriz na TV brasileira.
Em uma rara participação recente, Ana Paula apareceu no videocast O Futuro Já Começou, produzido pelo Fantástico em comemoração ao centenário do Grupo Globo. No especial, ela relembrou de forma bem-humorada o episódio em que entrou com um cavalo na sala de edição do diretor Jayme Monjardim.
Trajetória na televisão
Ana Paula Arósio construiu uma carreira de destaque na televisão brasileira, especialmente na TV Globo. Um dos papéis mais lembrados é o de Hilda Furacão, personagem-título da minissérie exibida em 1998, na qual interpretava uma jovem prostituta que se apaixona por um frei. O sucesso do trabalho a levou a protagonizar Terra Nostra (1999), vivendo Giuliana, em um par romântico com o personagem Matteo, de Thiago Lacerda.
Em 2001, atuou na minissérie Os Maias, baseada na obra de Eça de Queiroz. No ano seguinte, voltou às novelas como Camilli em Esperança, do mesmo autor. Em 2004, interpretou Yolanda Penteado em Um Só Coração. Retornou ao horário nobre em Páginas da Vida (2006), de Manoel Carlos, e foi protagonista de Ciranda de Pedra (2008). Seu último papel na TV foi como a promotora Ana Beatriz em Na Forma da Lei (2010), escrita por Antonio Calmon.
Breves retornos à mídia
Após anos afastada, Ana Paula Arósio participou em 2020 de uma campanha publicitária para um banco. Na época, a imprensa destacou que ela teria recebido R$ 8 milhões pelo contrato.
Quatro anos depois, em julho de 2024, voltou a protagonizar uma campanha — desta vez para uma marca de suplementos. No vídeo, a atriz reflete sobre sua trajetória e a decisão de deixar os palcos e câmeras.
“Já estive nos holofotes e hoje escolho a luz do sol. Posso até ser dirigida, mas é minha natureza que escolhe o caminho. Os personagens ficaram nos roteiros, eu segui minha essência. Hoje, escrevo minha jornada com minhas próprias mãos”, narra Ana Paula no comercial.