Uma cidadã tailandesa de 26 anos foi condenada nesta terça-feira (9) pela Justiça do Sri Lanka a seis semanas de prisão com pena suspensa, após caminhar com o torso nu em uma área turística no leste do país.
Registrada como homem em seu passaporte, a turista transgênero se declarou culpada das acusações de exibicionismo e perturbação da ordem pública. Ela foi detida depois da divulgação, nas redes sociais, de um vídeo que a mostrava caminhando nua entre um hotel e a praça central de Arugam Bay, uma conhecida estação balneária a cerca de 400 quilômetros de Colombo, capital do país.
“Ela passou a noite na delegacia e foi apresentada a um juiz hoje após os protestos de moradores e os comentários nas redes sociais”, informou um policial local à agência AFP, sob anonimato.
Arugam Bay é um destino bastante procurado por surfistas estrangeiros e visitantes internacionais. No entanto, nas últimas semanas, a imprensa local noticiou uma série de manifestações de residentes — em sua maioria muçulmanos — contra atitudes de turistas classificadas como desrespeitosas aos costumes locais.
A legislação do Sri Lanka, país com cerca de 22 milhões de habitantes e população majoritariamente budista, proíbe a nudez em espaços públicos. O turismo é um dos setores mais importantes da economia nacional.