Show de Lady Gaga em Copacabana teve 2 milhões de pessoas? BBC diz que não

Show de Lady Gaga em Copacabana teve 2 milhões de pessoas? BBC diz que não

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Riotur

Publicado em 15/07/2025 às 13:39 / Leia em 2 minutos

A estimativa de mais de 2 milhões de pessoas presentes no show gratuito de Lady Gaga em Copacabana, no início de maio, foi colocada em dúvida por uma apuração da rede britânica BBC. Segundo a emissora, esse número é “altamente improvável”.

O questionamento partiu de um telespectador do canal e levou a uma investigação conduzida pela equipe da BBC Verify, especializada em checagem de dados, com o apoio de um especialista em análise de multidões.

Com base em imagens aéreas e em mapas da região da Zona Sul do Rio de Janeiro, a análise apontou que a plateia teria ocupado uma área estimada de 140 mil metros quadrados — o equivalente a aproximadamente 20 campos de futebol.

O jornalista Richard Irvine-Brown foi responsável por calcular o volume de pessoas com base em uma densidade máxima de 4,7 indivíduos por metro quadrado, parâmetro recomendado por um guia britânico de segurança em eventos esportivos. A equipe também considerou espectadores localizados em sacadas e janelas de prédios próximos ao palco.

Mesmo considerando o dobro da densidade máxima recomendada e incluindo o público presente nos edifícios da orla, a estimativa não alcançaria os 2 milhões divulgados pelas autoridades.

“Para 2 milhões de pessoas, você precisaria de toda a extensão da praia de Copacabana, que tem cerca de 610 mil metros quadrados”, afirmou Irvine-Brown.

Na época do evento, a prefeitura do Rio de Janeiro e os organizadores confirmaram oficialmente a estimativa de mais de 2 milhões de presentes, mas, segundo a BBC, não foram fornecidos detalhes sobre a metodologia usada para se chegar a esse número.

Apesar da controvérsia, o show entrou para o livro dos recordes Guinness como a apresentação gratuita de maior público já realizada por uma artista feminina.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia