Diversos bairros da capital baiana registraram altos índices de chuvas neste final de semana e a previsão é que o tempo siga instável nos próximos dias. De acordo com registros da Defesa Civil, Valéria (40,6 mm), Piatã (39,8 mm) e Barro Duro (38 mm) foram as regiões com os maiores acumulados nas últimas 72h.
A Codesal segue em plantão e recomenda que moradores de áreas de risco redobrem a atenção. Em caso de emergência, a população pode acionar o órgão gratuitamente pelo telefone 199.
Confira os bairros com o maior acumulado de chuvas nas últimas 72h:
Valéria – EMBASA – 40,6 mm
Piatã – 39,8 mm
Barro Duro – FUNDEC – 38,0 mm
Canabrava – 37,6 mm
Castelo Branco – 36,6 mm
Nova Brasília – 34,2 mm
Palestina – 31,9 mm
São Tomé de Paripe – Codesal – 31,4 mm
Vale lembrar ainda que, neste domingo (13), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para 91 cidades baianas, incluindo Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Lauro de Freitas, Itabuna, Itacaré, Catu, Cachoeira e mais. O aviso significa perigo potencial e é válido até esta segunda-feira (14).
Nos locais atingidos, a previsão é de chuvas intensas – entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, sendo a média comum de 18 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.