Dois importantes imóveis do Centro Histórico de Salvador estão passando por melhorias em suas estruturas: a sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), localizada na Barroquinha, e o Palácio Arquiepiscopal, na Praça da Sé. As intervenções estão sendo realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), e incluem reparos estruturais, reforço na acessibilidade e recuperação estética das edificações.
Na sede da FGM, onde funcionava o antigo Hotel Castro Alves, as ações envolveram revisão da cobertura, reforço nas estruturas de madeira, verificação das instalações pluviais, impermeabilização e substituição de forros danificados. O investimento foi de R$70 mil, e os trabalhos já estão na reta final.
“É um prédio que representa um marco na história da cidade. Além de receber shows e eventos culturais, é um importante espaço para oficinas e ações voltadas à população. Por isso, merece todo o nosso cuidado”, destaca Lázaro Jezler, titular da Seman.
Já o Palácio Arquiepiscopal, joia da arquitetura colonial situado na Praça da Sé, está passando por um minucioso processo de restauro, com nova pintura, recuperação da fachada, reforço estrutural, renovação elétrica e modernização dos sanitários. A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.
Segundo Jezler, essas iniciativas fazem parte de uma política contínua de manutenção preventiva e valorização do patrimônio histórico da cidade.
“Temos um compromisso com a preservação dos nossos prédios públicos e sítios históricos. Esse cuidado é fundamental para manter viva a memória e a identidade de Salvador”, afirma.

Sede da FGM e Palácio Arquiepiscopal recebem melhorias estruturais no Centro Histórico de Salvador
Cuidado com o patrimônio
Além desses dois imóveis, a Seman concluiu recentemente melhorias em outras seis edificações públicas da capital baiana. Entre elas, estão o Abrigo Dom Pedro II (Garcia), a sede da Semdec (Comércio), Transalvador (Vale dos Barris), Fundação Mário Leal Ferreira – FMLF (Comércio) e o Conselho Tutelar da Pituba.
As ações são realizadas com o apoio da Defesa Civil de Salvador, que atua em vistorias técnicas antes do início das intervenções.