A Bahia estará duplamente representada no “Chef de Alto Nível”, novo reality culinário da TV Globo que estreia nesta terça-feira (15), após “Vale Tudo”. Entre os 24 competidores da atração apresentada por Ana Maria Braga estão a soteropolitana Flan Souza, de 41 anos, e a dona de casa Dih Vidal, natural de Mucuri, no sul do estado.
Moradora de Barueri (SP), Flan é técnica de enfermagem e estudante de gastronomia. Apaixonada por comida desde a infância, ela conta que até mesmo em outros campos profissionais sempre encontrou um jeito de voltar à área da alimentação. “Mesmo quando fui trabalhar com publicidade e fazer mestrado em marketing, entrei para um grupo de estudos alimentares brasileiros. Meu doutorado é sobre alimentação e comportamento alimentar. Tudo que faço tem essa conexão”, diz.
Flan conta que aprendeu a fazer arroz soltinho assistindo à Ana Maria Braga e já vendeu cachorro-quente e empadas no hospital onde trabalhava, para complementar a renda. No programa, ela acredita que o principal desafio será lidar com a própria ansiedade. “Obviamente não sei tanto quanto chefs profissionais, mas vou precisar controlar minha ansiedade para conseguir fazer tudo com calma”, admite.

Jefferson Rueda, Ana Maria Braga, Renata Vanzetto e Alex Atala | Foto: Globo/Beto Roma
Já Dih Vidal integra o time dos cozinheiros amadores. Ela sonha em abrir o próprio negócio na área da gastronomia e vê no reality uma chance de mudança de vida. “Sempre vivi para minha família, meus filhos, minha casa. Chega uma hora em que a gente quer conquistar as coisas por nós mesmas. Participar do programa é também olhar mais para mim”, diz.
Dih, que adora cozinhar peixes, promete se arriscar no que vier: “Se tiver bucho, bode… estou disposta a fazer!”, brinca. Sobre a possibilidade de vencer, ela é direta: “Ganhar esse prêmio seria uma realização pessoal e profissional enorme”.
Com exibição na TV Globo, “Chef de Alto Nível” será dividido em três equipes: profissionais, amadores e influenciadores. Cada grupo vai ocupar um dos andares de uma mega torre construída nos Estúdios Globo. Sob a orientação dos chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, os participantes enfrentam provas desafiadoras, com insumos limitados e muita pressão em busca do prêmio de R$ 500 mil.
A atração irá ao ar às terças e quintas, após “Vale Tudo. A disputa é exibida também no GNT às quartas e sextas, às 21h15. O canal exibe ainda às sextas, às 22h30, a partir de 18 de julho, o spin-off “Cozinha de Alto Nível” com o trio de mentores.