O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará sua segunda visita de Estado ao Reino Unido entre os dias 17 e 19 de setembro. A informação foi confirmada neste domingo (13) pelo Palácio de Buckingham, que destacou que Trump será recebido pelo rei Charles III e pela rainha Camilla, no Castelo de Windsor.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhado da primeira-dama Melania Trump, o presidente norte-americano se encontrará com membros da família real britânica e participará de compromissos diplomáticos ao longo de três dias.
Trump já havia realizado uma visita oficial ao país em 2019, quando foi recepcionado pela falecida rainha Elizabeth II, com direito a banquete oficial no Palácio de Buckingham. Com o novo convite, ele se torna o único presidente americano a receber esse tipo de honraria duas vezes.
O convite foi entregue pessoalmente em fevereiro deste ano pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, durante encontro com Trump na Casa Branca.
Apesar de o convite formal partir do rei, a decisão segue orientação do governo britânico, como prevê o protocolo.
A visita é vista como um gesto estratégico de aproximação diplomática, em meio a um contexto de cautela em relação às políticas internacionais do líder republicano.
Diferente do que ocorreu com o presidente francês Emmanuel Macron, que discursou no Parlamento britânico durante sua visita oficial, Trump não deve se pronunciar em Westminster, já que a Câmara dos Comuns estará em recesso no período.