Decreto presidencial que sanciona Lei da Reciprocidade deve ser assinado ainda nesta segunda

Decreto presidencial que sanciona Lei da Reciprocidade deve ser assinado ainda nesta segunda

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 14/07/2025 às 19:20 / Leia em 1 minutos

O governo federal deve oficializar nesta segunda-feira (14) a regulamentação da Lei de Reciprocidade, ferramenta que permite ao Brasil responder a barreiras econômicas impostas por outros países.

A medida foi anunciada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e será publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (15).

O decreto é uma resposta direta às recentes tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, determinadas pelo presidente Donald Trump. Mas, segundo Costa, o texto não menciona países específicos.

A ideia é permitir que o Brasil adote ações rápidas e equivalentes em qualquer situação semelhante, conforme a nova legislação aprovada pelo Congresso em abril.

“A lei permite ao Executivo reagir sempre que outras nações adotarem medidas unilaterais que prejudiquem o Brasil. É uma forma de defesa”, afirmou o ministro.

Com a nova norma, o Brasil poderá retaliar com restrições comerciais, diplomáticas ou econômicas, aplicando o mesmo tratamento que recebe.

A regulamentação também cobre temas como visto de entrada, acordos comerciais e cooperação internacional.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia