O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira (10) a nomeação de duas mulheres para cargos nos tribunais superiores. Os atos serão publicados no Diário Oficial da União.
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula escolheu a advogada Estela Aranha para ocupar uma das vagas destinadas à advocacia. A decisão foi tomada a partir de uma lista tríplice formada exclusivamente por mulheres.
Estela assume como ministra efetiva, em vaga até então ocupada por Vera Lúcia Santana Araújo, que integrava o tribunal como substituta e também concorria à nomeação. Cristina Maria Gama Neves da Silva completava a lista.
O presidente também reconduziu o ministro Floriano de Azevedo Marques para um novo mandato de dois anos como membro efetivo do TSE.
Já para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lula indicou a procuradora do Ministério Público de Alagoas, Maria Marluce Caldas. Ela foi escolhida a partir de uma lista tríplice formada ainda por Sammy Barbosa Lopes (MP do Acre) e Carlos Frederico Santos (MPF).
A posse de Maria Marluce no STJ depende agora da aprovação do nome pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado Federal.