Salvador pode ganhar uma nova rota internacional nos próximos anos. Segundo apuração do Alô Alô Bahia, a Gol estuda criar uma conexão direta entre a capital baiana e a África.
O destino africano ainda não foi definido. Uma das opções é Cotonou, no Benin. Recentemente, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), e a República do Benin assinaram um protocolo de cooperação para o intercâmbio turístico e comercial entre os destinos.
A Gol também esteve, recentemente, em Lagos na Nigéria para estudar a viabilidade do destino. Hoje a Gol opera apenas no continente americano e enxerga a África como uma oportunidade de crescer e diversificar a malha aérea.
A novidade, no entanto, deve ficar para um futuro distante. A Gol lançou nos últimos meses um plano de cinco anos que não inclui operações no continente africano. O voo, então, deve ficar para a partir de 2030.
Salvador não possui voos direto para a África desde 2019, quando a Cabo Verde Airlines descontinuou a rota para Ilha do Sal, no país lusófono.
Atualmente, a Gol é a empresa com maior número de voos para a capital baiana. A ‘Laranjinha’ possui dois voos internacionais saindo de Salvador, ambos com destino a Argentina: Buenos Aires e Córdoba.