Salvador se prepara para temporada de baleias com oficina voltada ao turismo náutico

Salvador se prepara para temporada de baleias com oficina voltada ao turismo náutico

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Otávio Santos

Publicado em 09/07/2025 às 14:43 / Leia em 3 minutos

Em sintonia com o início da temporada das gigantes do mar na costa baiana, a Prefeitura de Salvador, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, promoveu nesta quarta-feira (9) a Oficina de Boas Práticas e Turismo de Observação de Baleias e outros Cetáceos. O encontro, realizado no Auditório Makota Valdina, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no Comércio, reuniu representantes de agências de turismo, operadores náuticos e marinas da capital.

Gratuita e voltada à capacitação de profissionais do setor, a oficina teve como objetivo garantir que os passeios de observação de cetáceos ocorram com segurança e respeito à fauna marinha e ao meio ambiente. A temporada oficial de avistamento na Baía de Todos-os-Santos será lançada até o dia 15 de julho, com atividades previstas até outubro — período em que as baleias migram da Antártica para águas mais quentes do litoral brasileiro.

“Ano passado registramos mais de mil avistamentos, superando os 843 de 2023. Isso mostra que Salvador está se consolidando como um dos principais destinos de turismo de avistação de baleias do Brasil”, destacou Gegê Magalhães, diretor de Turismo da capital.

Segundo o coordenador do projeto em Salvador, Gustavo Rodamilans, o índice de sucesso nos passeios tem impressionado: “Em 2023, apenas três saídas não avistaram baleias, um índice de 87% de sucesso. Isso demonstra o potencial do nosso litoral”, afirmou.

Além de apresentar as normas previstas pela legislação ambiental — como a Lei Federal nº 7.643/1987 e portarias do Ibama —, a oficina também gerou reflexões sobre o fortalecimento da divulgação dessa experiência turística. Representantes do trade sugeriram, por exemplo, a instalação de banners no Aeroporto de Salvador e maior inserção do tema em hotéis, pousadas e restaurantes.

Empresários do setor, como Igor Carneiro, da Shark Dive – Centro de Mergulho Salvador, também marcaram presença. Ele destacou a importância de manter o treinamento constante: “É um momento para reciclar, entender a evolução do comportamento das baleias na nossa costa e melhorar a experiência dos turistas”.

Carneiro ainda compartilhou momentos inesquecíveis da última temporada. “Vimos baleias passando em frente ao Yacht Clube da Bahia e ao lado do Terminal de São Joaquim. Um espetáculo raro, emocionante, e que só Salvador consegue oferecer com essa proximidade e beleza”.

Com seis empresas credenciadas e parcerias consolidadas, Salvador aposta no turismo de avistamento como mais uma poderosa vitrine de sua diversidade natural e cultural — promovendo um turismo consciente, educativo e deslumbrante.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia