Repórter do Alô Alô Bahia é selecionado para um dos principais programas de jornalismo do país

Repórter do Alô Alô Bahia é selecionado para um dos principais programas de jornalismo do país

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 07/07/2025 às 01:29 / Leia em 4 minutos

O jornalista baiano Kirk Moreno é um dos profissionais selecionados para participar da Jornada Galápagos de Jornalismo 2025, um dos principais programas de comunicação do país que reúne profissionais de diferentes regiões para uma atualização intensiva na cobertura jornalística. Durante duas semanas de imersão presencial em São Paulo, os participantes têm acesso a mais de 60 horas de conteúdo – dentre masterclasses, painéis, entrevistas e oficinas – em sedes de empresas como Google, LinkedIn, Itaú e Soho House.

Kirk atua há cerca de três anos no Alô Alô Bahia, onde realiza coberturas especiais e produz reportagens sobre comportamento e cultura. Pelo site, já entrevistou nomes como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Alok. O jornalista foi selecionado entre cerca de mil profissionais que se inscreveram para disputar uma das 30 vagas da Jornada — que este ano reúne participantes de 17 estados brasileiros, representantes de veículos como TV Globo, O Globo, Revista Piauí, Carta Amazônia, além de mídias independentes, pesquisadores e professores.

Repórter do Alô Alô Bahia é selecionado para um dos principais programas de jornalismo do país

Nesta edição, a Jornada aborda temas cruciais para a cobertura jornalística contemporânea, como meio ambiente, agronegócio, inteligência artificial, política (eleições 2026), economia, violência contra a mulher e religião. A programação inclui ainda oficinas de produção de vídeos curtos e podcasts. Dentre os palestrantes de destaque estão nomes como Vera Magalhães (Roda Viva, O Globo e CBN), Daniela Lima (GloboNews), Ana Paula Padrão, Cassiano Ribeiro (Globo Rural), o professor universitário e líder indígena Gersem Baniwa e a empresária Luiza Helena Trajano.

Idealizada por Alecsandra Zapparoli, que atuou por duas décadas na Editora Abril — onde chegou ao cargo de publisher, liderando as áreas de conteúdo, publicidade e marketing de mais de 30 marcas multiplataformas — a Jornada Galápagos é inteiramente gratuita e se consolidou como um hub criativo e de empreendedorismo que conecta talentos da comunicação a companhias detentoras das maiores plataformas sociais do mundo. A curadoria é assinada pela jornalista Adriana Ferreira Silva, que tem passagens como correspondente internacional em Paris e já trabalhou em redações de peso como Marie Claire, Vogue Brasil, Veja São Paulo, Folha de S.Paulo e rádio CBN.

Kirk Moreno e Luiza Helena Trajano

O critério de seleção dos jornalistas é interseccional, considerando gênero (incluindo pessoas LGBTQIAP+), classe, raça e região de origem, o que garante um grupo diverso, plural e representativo. A primeira edição da Jornada foi em 2019, com inscritos dos 26 estados brasileiros, e desde então o programa se consolidou como uma referência na formação e atualização de profissionais da comunicação.

Para Kirk Moreno – que também é fundador da Duo Comunicação, agência de assessoria de imprensa criada ao lado do jornalista e poeta Vitor Andrade – a participação é uma oportunidade de expandir o olhar sobre temas como checagem de fatos, narrativas digitais, jornalismo local e sustentabilidade da imprensa independente. “A Jornada é um espaço para trocar experiências e buscar inovações nas linguagens e plataformas”, afirma o jornalista que, em sua trajetória, também passou pela BandNews FM, Jornal Correio, Rádio Justiça e TV Aratu.

Leia também:

Sucesso absoluto: Alô Alô Bahia atinge quase 21 milhões de visualizações em junho e lidera entre os veículos do segmento 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia