Refinaria de Mataripe é finalista pela 4ª vez no principal prêmio de refino da América Latina

Refinaria de Mataripe é finalista pela 4ª vez no principal prêmio de refino da América Latina

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 07/07/2025 às 16:56 / Leia em 2 minutos

A Refinaria de Mataripe, sob gestão da Acelen, está entre as finalistas do prêmio “Refinaria do Ano” da América Latina, concedido pela World Refining Association. Esta é a quarta indicação consecutiva da planta, reconhecida por avanços em modernização, inovação, segurança, eficiência energética e descarbonização.

A premiação será realizada durante a LARTC (Latin America Refining Technology Conference), entre os dias 23 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro, no principal encontro do setor de downstream da região.

Desde que assumiu a gestão da unidade em São Francisco do Conde, a Acelen promoveu o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na recuperação de unidades, digitalização de processos e mitigação de impactos ambientais.

Entre os resultados estão a redução de 64% nas emissões para o flare e o meio ambiente, 85% nas emissões de enxofre, 14% de CO₂ e 39% na geração de efluentes, além da economia de 37% no consumo de água e 19% de energia. A planta também ampliou seu portfólio com o lançamento de seis novos produtos, totalizando mais de 30 itens comercializados.

“Em pouco tempo, conseguimos transformar a planta mais antiga do Brasil em uma operação moderna, com tecnologia de ponta e padrões elevados de eficiência e sustentabilidade. Batemos recordes de produção, ampliamos o portfólio e evoluímos de forma expressiva em todos os nossos indicadores”, afirma Celso Ferreira, vice-presidente de Operações da Acelen e membro do conselho consultivo do LARTC 2025.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia