Mais de 70 cidades baianas seguem sob alerta de chuvas intensas. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia na manhã desta segunda-feira (7) e inclui parte do litoral e interior do estado. Entre os principais municípios afetados, estão Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Alagoinhas, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus e Valença. Nestes locais, a previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia – já é considerada forte a partir de 10 mm/h. Há ainda baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
De acordo com o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, a equipe está em regime de plantão. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199 e o Corpo de Bombeiros através do 193.
Cidades baianas em alerta para fortes chuvas
Acajutiba;
Água Fria;
Alagoinhas;
Amélia Rodrigues;
Aporá;
Araçás;
Aramari;
Aratuípe;
Aurelino Leal;
Cachoeira;
Cairu;
Camaçari;
Camamu;
Candeias;
Cardeal da Silva;
Catu;
Conceição da Feira;
Conceição do Jacuípe;
Conde;
Coração de Maria;
Crisópolis;
Dias d’Ávila;
Dom Macedo Costa;
Entre Rios;
Esplanada;
Feira de Santana;
Gandu;
Ibirapitanga;
Igrapiúna;
Ilhéus;
Inhambupe;
Irará;
Itacaré;
Itanagra;
Itaparica;
Itapicuru;
Ituberá;
Jaguaripe;
Jandaíra;
Laje;
Lauro de Freitas;
Madre de Deus;
Maragogipe;
Maraú;
Mata de São João;
Muniz Ferreira;
Muritiba;
Nazaré;
Nilo Peçanha;
Nova Soure;
Olindina;
Ouriçangas;
Pedrão;
Piraí do Norte;
Pojuca;
Presidente Tancredo Neves;
Rio Real;
Salinas da Margarida;
Salvador;
Santo Amaro;
Santo Antônio de Jesus;
São Felipe;
São Félix;
São Francisco do Conde;
São Gonçalo dos Campos;
São Sebastião do Passé;
Sátiro Dias;
Saubara;
Simões Filho;
Taperoá;
Teodoro Sampaio;
Teolândia;
Terra Nova;
Ubaitaba;
Uruçuca;
Valença;
Vera Cruz;
Wenceslau Guimarães.
Acumulado de chuvas em Salvador
Salvador voltou a registrar altos volumes de chuva nos últimos dias, com acumulados que ultrapassaram 110 mm em algumas localidades em apenas 96 horas. É o que mostra o boletim emitido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) às 6h desta segunda-feira (7).
Segundo os dados, o bairro da Barra – Vila Naval teve o maior volume acumulado no período, com 113,2 mm de chuva. Em seguida aparecem São Marcos – Baixa de Santa Rita (105,6 mm) e Brotas (105,4 mm). A média mensal registrada no bairro de Ondina, segundo o INMET, já é de 83,8 mm, enquanto o normal climatológico de julho é de 194,1 mm.
Nos últimos três dias, os acumulados também foram expressivos: em 72 horas, a Barra voltou a liderar com 112,6 mm, seguida por São Marcos – Baixa de Santa Rita (103 mm). Já em 48 horas, os destaques foram São Marcos – Baixa de Santa Rita (101,6 mm).