O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu neste domingo (7) às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa de Jair Bolsonaro (PL). Em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Lula afirmou que o Brasil é um país soberano e não aceitará qualquer forma de tutela estrangeira.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, disse o presidente. “Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, concluiu.
Durante evento do Brics, no Rio de Janeiro, Lula reforçou a crítica de forma direta:
“Dê palpite na sua vida, e não na nossa. Eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Tenho coisa mais importante para comentar. Esse país tem lei, tem regra e tem um dono chamado povo brasileiro”.
A manifestação ocorre após Trump publicar uma mensagem na plataforma Truth Social em que critica o tratamento judicial dado a Bolsonaro e pede que o Brasil “deixe Bolsonaro em paz”.
“Estarei assistindo à caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição”, afirmou Trump. “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, acrescentou.
Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de cinco crimes no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele responde por:
-
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
-
Golpe de Estado
-
Organização criminosa
-
Dano qualificado ao patrimônio da União
-
Deterioração de patrimônio tombado