Um dos momentos mais importantes das comemorações pelo 2 de Julho, a emblemática “Volta do Caboclo e da Cabocla” movimentou a capital baiana na noite deste sábado (5). Em uma verdadeira festa marcada por muita emoção e pelo protagonismo do povo nas ruas, as carruagens e imagens do Caboclo e da Cabocla, que ficaram três dias expostas para devoção e contemplação popular na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, voltaram em cortejo até o Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha, onde permanecem disponíveis à visitação pública.
“A volta é vibrante, o cortejo vem em alta velocidade, com o povo dançando atrás. Quando os carros entram na casa, é um espetáculo de aplausos e oferendas. É um momento único, porque muitos não veem a saída dos carros pela manhã, então o retorno se torna ainda mais especial”, afirmou o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, em entrevista ao Portal M!.
Neste ano, os festejos da Independência do Brasil na Bahia foram inspirados no tema “Eu sou o 2 de Julho”, uma referência à identidade e ao pertencimento do povo baiano na luta pela independência. Ainda como parte das celebrações, entre os dias 11 e 13 de julho, acontece a Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá. No dia 12, o Campo Grande será palco do 3º Festival de Fanfarras e Balizadores, a partir das 8h. Por fim, no dia 13, a partir das 8h, acontece uma missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá.