Leão XIV toma primeira atitude em seu pontificado para enfrentar abusos na Igreja

Leão XIV toma primeira atitude em seu pontificado para enfrentar abusos na Igreja

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 05/07/2025 às 17:39 / Leia em 2 minutos

O Papa Leão XIV nomeou neste sábado (5) o arcebispo francês Thibault Verny como novo presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, órgão do Vaticano criado para combater os casos de abuso sexual no clero.

Verny, de 59 anos, seguirá também como arcebispo de Chambery, no sudeste da França. Ele assume o cargo em substituição ao cardeal Sean O’Malley, que presidia a comissão desde sua fundação, em 2014, por decisão do Papa Francisco.

A nomeação marca a primeira ação pública do Papa Leão XIV diante de uma das questões mais delicadas da Igreja nas últimas décadas. Escândalos envolvendo abusos sexuais resultaram em perdas financeiras bilionárias, renúncias de bispos e crise de credibilidade em diversas partes do mundo.

Promoveremos o compartilhamento equitativo de recursos para garantir que todas as partes da Igreja possam manter os mais altos padrões de proteção”, declarou Verny em nota oficial.

Nomeado membro da comissão em 2022, o arcebispo já atuava em iniciativas de prevenção e proteção na França. Sua chegada acontece após anos de instabilidade no colegiado, que enfrentou renúncias e críticas internas sobre sua condução.

O’Malley, que atuou na comissão mesmo após completar a idade limite de 80 anos, afirmou que Verny é “um líder comprometido com o avanço global da cultura de proteção” dentro da Igreja.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia