Salvador sedia evento sobre transição energética com foco na COP 30 e futuro do setor solar

Salvador sedia evento sobre transição energética com foco na COP 30 e futuro do setor solar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 04/07/2025 às 17:59 / Leia em 2 minutos

No próximo dia 17 de julho de 2025 (quinta-feira), a capital baiana será palco de um evento estratégico para o debate sobre o futuro da energia no Brasil. Organizado pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS), o II Painel de Transição Energética acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a partir das 8h, reunindo especialistas, gestores públicos, lideranças empresariais e representantes do setor técnico e acadêmico.

O evento conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (SEMDEC) e apoio institucional do SEBRAE Bahia, FIEB, FECOMÉRCIO BA, AMCHAM Salvador, Consórcio Nordeste e da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS). Há apoio ainda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado e também do Conselho Regional de Técnicos Industriais da Bahia (CRT BA).

Com o mote “Pré-COP 30”, o evento se posiciona como uma prévia regional para a Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) que, neste ano, será sediada no Brasil. A iniciativa busca ampliar o debate sobre transição energética no Nordeste, com foco em políticas públicas, inovação e os impactos da recente Medida Provisória 1.300, que altera pontos estruturais do setor elétrico nacional.

O evento, que marca a consolidação da gestão atual da ABS, é também uma evolução do primeiro painel realizado em 2024 e reflete o amadurecimento das discussões sobre a energia solar e outras fontes renováveis na Bahia.

“Nesse um ano e meio de gestão, conseguimos colocar a ABS no centro das discussões de políticas públicas renováveis e temos atuado como um importante agente da sociedade civil para contribuir com o debate e acima de tudo, garantir o direito dos consumidores de gerarem sua própria energia limpa.” destaca Marcos Rêgo, presidente da ABS.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia