Uma professora do ensino médio foi demitida de uma escola pública em Welshpool, no País de Gales, após se apresentar embriagada em sala de aula, insultar estudantes e forçá-los a dançar a música “Macarena”. O caso ocorreu em janeiro deste ano e foi analisado em audiência realizada na última terça-feira, 7.
De acordo com o Telegraph, Alice Ashton levou para a sala uma garrafa de água contendo um líquido alaranjado, do qual tomava goles frequentes durante a aula de educação para a saúde. Segundo relatos de um aluno de 16 anos ouvidos na audiência, a professora ouvia música em volume alto em seu laptop e não conduziu a aula de forma adequada.
Testemunhas descreveram a aula como “fora de controle”. A docente teria chamado os estudantes de “merdinhas”, além de mostrar o dedo médio a um dos alunos a poucos centímetros do rosto. Imagens das câmeras de segurança da escola confirmaram parte dos relatos.
Apesar do episódio, colegas descreveram Alice como uma professora “reservada e quieta”, e suas aulas sobre prevenção ao consumo de álcool e drogas eram consideradas “entediosas” por parte dos estudantes. “Ela estava muito animada, falando com as mãos e cheirava a álcool. Era diferente do comportamento habitual dela”, disse um dos alunos, conforme relatado pela rádio LBC.
O painel disciplinar também considerou que a professora havia sido condenada por dirigir sob efeito de álcool apenas quatro meses antes do incidente em sala de aula.
Mesmo negando as acusações, Alice Ashton foi demitida após a análise das evidências pela comissão responsável.