Após quase 16 anos longe dos palcos, o Oasis deu início nesta sexta-feira, 5, à aguardada turnê de reunião com show no Principality Stadium, em Cardiff, no País de Gales. A apresentação marca a primeira de uma série de 41 datas programadas em diversos países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Austrália e Brasil.
Fãs de várias partes do mundo viajaram à capital galesa para acompanhar o retorno da banda britânica, que se tornou símbolo do britpop nos anos 1990. “Sou fã do Oasis há 25 anos e nunca os vi. Estou muito emocionada”, contou à AFP a francesa Charlotte Abisset, 37, que viajou especialmente para o show.
O grupo, formado pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, também se apresentará em Manchester, cidade natal dos músicos, além de realizar shows com ingressos esgotados em Londres, Edimburgo e Dublin. A turnê Oasis Live ’25 comemora os 30 anos do álbum de estreia da banda, Definitely Maybe (1994), e marca o fim de um dos rompimentos mais duradouros e conturbados da música britânica.
Reação dos fãs e polêmica com ingressos
A notícia da reunião, anunciada em agosto do ano passado, gerou forte comoção e alta demanda por ingressos, que chegaram a ser revendidos por milhares de libras. A especulação nos preços motivou críticas e levou o órgão regulador da concorrência do Reino Unido a considerar medidas legais. Golpes envolvendo falsas vendas de ingressos também foram registrados.
Tom McIntosh, 38, profissional de TI de Edimburgo, falou sobre a expectativa para o retorno do grupo. “Esperei por isso por quase 16 anos. Agora que estamos chegando a Cardiff, a emoção está aumentando”, disse à AFP a bordo de um trem de Londres à cidade do show.
O estádio, com capacidade para 74.500 pessoas, terá o teto fechado para garantir a acústica nas duas noites de apresentação. Na véspera da estreia, drones exibiram o logotipo da banda sobre o local.
Nova formação e discurso conciliador
Segundo a imprensa britânica, os ensaios começaram meses antes da turnê, com parte da formação renovada, incluindo novos músicos nos teclados e na bateria. A banda de abertura no Reino Unido é Richard Ashcroft, ex-The Verve, e o grupo Cast, ambos expoentes do rock britânico dos anos 1990.
Em declaração nas redes sociais, Liam Gallagher, 52, afirmou que “tudo o que importa é como as pessoas naquele estádio se sentem”.
No programa oficial da turnê, Noel Gallagher, 58, comentou sobre a longevidade da banda. “O Oasis não foi fabricado. Era imperfeito, caótico, tecnicamente falho. Mas éramos reais — caras rudes e prontos para uma sala de ensaio — e o público reconheceu isso.”