O Aeroporto de Salvador, membro da rede VINCI Airports, celebrou nesta sexta-feira (4) a primeira batalha de lip sync realizada em um aeroporto brasileiro, o Runway Drag. Após as rodadas de performances, Becca Baroni foi consagrada campeã da competição. O evento reuniu convidados, passageiros e visitantes e representa um marco na valorização da arte drag e da cultura LGBTQIAP+ da Bahia.
“Muito obrigada ao Aeroporto de Salvador pela oportunidade de apresentar nosso trabalho, o que a gente faz de melhor, que geralmente apresentamos em bares durante as madrugadas. É extremamente gratificante poder mostrar uma dublagem drag durante o dia em um espaço com uma imensa diversidade de pessoas como o Aeroporto de Salvador”, comemorou Becca Baroni.
Sob curadoria do jornalista Genilson Coutinho, sete drag queens baianas se enfrentaram em duelos de lip sync, transformando o aeroporto em um palco de diversidade, criatividade e expressão artística. Participaram da disputa Ariel Baldini, Hebbie Lauper, Lana Vergara, Lola Apple, Sfat Auermann e Weel. A apresentação foi conduzida por Rainha Loulou, drag queen e artista com mais de duas décadas de atuação no teatro, cinema e televisão.
A banca de jurados foi composta por nomes de destaque na cena cultural e de direitos humanos, incluindo Lunna Montty, DJ e performer reconhecida nacionalmente; Luísa Silva, assessora jurídica do Ministério Público da Bahia na defesa dos direitos LGBTI+; e Devisson Esquivel, ator transformista e criador da personagem Saratyelly Koslowysky. A DJ Milla Brianezi foi responsável por animar o público com o set da batalha de lip sync.
“Este evento é um marco que coroa o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos para tornar o aeroporto um ambiente cada vez mais diverso, humano e representativo. Ao promover o Runway Drag, mostramos que é possível transformar o espaço aeroportuário em um território de celebração, afeto e reconhecimento para todos”, destacou Daniela Franco, Gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport.