A Rio Valley – marca do grupo vitivinícola pernambucano Verano Brasil – acaba de lançar os primeiros espumantes sem álcool do Nordeste: o Rio Valley 0,0% Moscato Branco e o Rio Valley 0,0% Moscato Rosé. Elaborados com uvas finas cultivadas em Santa Maria da Boa Vista (PE), os produtos representam mais uma opção da vinícola para atender a uma demanda de mercado em crescimento: bebidas não alcoólicas ou de baixo teor alcoólico.
“Esse não é um movimento isolado em nossa estratégia de negócios”, explica o CEO do Verano Brasil, Fernando Basso. “Nossos frisantes Rio Valley já são produtos com baixo teor alcoólico – 7% nos moscatéis branco e rosé, e 9% para o Prosecco. Este novo produto, o Rio Valley 0,0% Álcool, é mais um passo rumo a um mercado consumidor em expansão, que prioriza saúde e liberdade”, ressalta.
Um estudo recente da consultoria IWSR, realizado em dez países (incluindo o Brasil), revelou que, em 2024, o mercado global de bebidas com baixo ou nenhum teor alcoólico cresceu 13% em volume. Somente no Brasil, entre 2022 e 2024, a categoria conquistou 13 milhões de novos consumidores. Entre os principais motivos apontados pela IWSR estão o desejo por um estilo de vida mais saudável, a redução no consumo de álcool, além de aspectos como sabor, disponibilidade, reconhecimento de marca e da categoria.
“Nossas pesquisas internas apontam que os principais consumidores desses produtos citam questões de saúde, o desejo por um lifestyle sem álcool e a vontade de se sentirem incluídos – afinal, as bebidas alcoólicas têm um papel inegável de socialização”, comenta Bruna Rocha, gerente de marketing do Grupo Verano Brasil. “Os produtos Rio Valley 0,0% Álcool representam a ideia de que essa escolha não é apenas uma tendência, mas uma atitude. Uma maneira de curtir a qualquer hora e sem moderação”, acrescenta.
Como se faz um espumante sem álcool
Existem algumas formas de produzir espumantes sem álcool: desalcoolizando um vinho pronto, por meio de técnicas como destilação a vácuo e osmose reversa, e adicionando gás carbônico ao produto final; ou gaseificando o mosto (suco da uva) antes da fermentação. Os novos rótulos da Rio Valley são elaborados por esse segundo método e, por isso, são legalmente classificados como bebida de uva adoçada e gaseificada.
“O restante do processo é bastante semelhante ao adotado na produção de espumantes clássicos”, explica Rodrigo Fabian, diretor enológico do Grupo Verano Brasil. Ele conta que o processo inclui clarificação e filtração do mosto – que garantem sabor e limpidez –, o corte de sucos de moscato para mais complexidade e o engarrafamento a frio. “O produto final traz um perfil sensorial bastante similar ao de um moscatel: com aquele estouro clássico ao abrir a garrafa, aromas florais e de frutas tropicais e, no paladar, um suave dulçor e muito frescor”, descreve o enólogo.
Precificação e mercado
Com preços a partir de R$ 39, os espumantes Rio Valley 0,0% começam a ser distribuídos a partir da segunda semana de agosto em todos os estados do Nordeste, além de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Rio Valley 0,0% Moscato Branco
-
Uvas: Moscato Canelli e Moscato Itália
-
Terroir: Santa Maria da Boa Vista (PE)
Rio Valley 0,0% Moscato Rosé
-
Uvas: Moscato Itália e Moscato de Hamburgo
-
Terroir: Santa Maria da Boa Vista (PE)
Sobre o Grupo Verano Brasil
Formado pelas empresas Terroir do São Francisco e Tropical Vitivinícola, o Grupo Verano Brasil representa a força do Vale do São Francisco no mercado brasileiro de vinhos. Sua história começa em 1975, quando o fundador Jorge Garziera chegou ao Sertão pernambucano para atuar na Fazenda Milano – considerada o marco inicial da viticultura no Vale.
Além das conhecidas marcas Garziera e Rio Valley, o grupo possui vinhedos e unidades de produção nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. Atualmente, é a empresa que elabora e envasa a maior variedade de bebidas derivadas da uva no Nordeste. Ao todo, são mais de 300 hectares de vinhedos em produção nas duas unidades.
A produção inclui 40 mil litros de suco por dia, 100 mil litros de frisantes por mês e mais de 21 milhões de quilos de uva processados por ano. Entre produtos próprios e de terceiros, mais de 70 marcas são produzidas no grupo. Hoje, o Verano Brasil é considerado um dos maiores impulsionadores da vitivinicultura no Vale do São Francisco, mobilizando mais de 2 mil colaboradores diretos e indiretos.